- Cruz Vermelha Portuguesa
Se deseja ser voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa, poderá fazê-lo dirigindo-se à Delegação da Instituição mais próxima do seu local de residência, apresentar-se como candidato a voluntário e solicitar uma entrevista.
Os voluntários, depois de devidamente seleccionados, formados e enquadrados, podem responder a:
- Assistência às vítimas de conflitos armados em coordenação e colaboração com o Comité Internacional da Cruz Vermelha.
- Situações de emergência: a nível da prevenção e apoio em missões de auxílio, assistência e tratamento de doentes e feridos, quer em tempo de paz, quer em tempo de guerra - informação, apoio na sobrevivência – alimentação, cuidados sanitários básicos, cuidados de enfermagem, apoio psicológico.
- Socorro e transporte de pessoas em situação de vulnerabilidade, primeiros socorros, apoio aos mais vulneráveis, como idosos, crianças em risco.
- Socorrismo de proximidade
- Acções de apoio e prevenção junto de jovens em risco, imigrantes, idosos em situação de solidão, recuperação e reintegração de pessoas vítimas de acidentes de trabalho, de viação ou de doenças incapacitantes.
- Apoio a Idosos e Dependentes
- Angariação de fundos, organização de eventos.
- Actividades de gestão, órgãos sociais, etc.
- Difusão dos princípios e ideais do Movimento.
- Difusão do Direito Internacional Humanitário.
- Intervenção em várias áreas/grupos vulneráveis: população prisional e famílias, vítimas de violência, jovens em risco, imigrantes, segurança rodoviária, prevenção do alcoolismo e toxicodependência, pandemias, educação ambiental e de saúde, promoção dos hábitos alimentares saudáveis, combate ao insucesso escolar, rastreios, entre outros.
- Campanha "Ser Solidário"
As doações monetárias são a melhor forma de ajudar as pessoas carenciadas ou vítimas de desastres, porque o dinheiro pode, de forma muito rápida e simples, ser transferido para qualquer conta bancária ou convertido imediatamente nos bens necessários, em qualquer parte de Portugal ou do mundo. Desta forma, a Cruz Vermelha pode usar o seu forte poder de compra para beneficiar o maior número de pessoas e ajustar a resposta muito rapidamente a necessidades e prioridades variáveis.
Multibanco - campanha "Ser Solidário"
Num Caixa Automático Multibanco, poderá efectuar o seu donativo bastando seguir os seguintes passos:
- Introduzir o cartão bancário;
- Digitar o código pessoal secreto;
- Seleccionar "Transferências";
- Seleccionar "Ser Solidário";
- Escolher a entidade "Cruz Vermelha Portuguesa";
- Indicar a Importância do donativo;
- Seleccionar opção de impressão (Talão/Factura);
- Confirmar a operação.
Existe ainda a opção de solicitar um comprovativo para efeitos fiscais. Para tal deve seleccionar a opção “Factura” e introduzir o número de contribuinte.
Contactos Cruz Vermelha
Sede Nacional: +351 213 913 900
Lisboa:
- Telefone: +351 213 030 360
- Fax: +351 213 030 379
Hospital da Cruz Vermelha:
- Telefone: +351 217 714 000
- Fax: +351 217 714 017
Para mais informações consulta o site: https://www.cruzvermelha.pt/
-
Do Something
O grupo Diálogos tem vindo a desenvolver diversas acções de voluntariado comprometendo-se a fazer a diferença no quotidiano das pessoas mais carenciadas, marginalizadas, muitas vezes, em situações limite. Este grupo realiza regularmente estes projectos de voluntariado missionário, durante o período de férias, com exigências de participação diferentes e nas quais, ao longo dos anos já participaram dezenas de jovens.
Neste ano de 2011 terão 3 actividades de voluntariado:
- No Centro Santo Estêvão, em Viseu, com jovens e adultos portadores de multideficiência;
- No Prior Velho/Terraços da Ponte, Loures, o projecto "Caminhos e Sorrisos", com crianças e jovens;
- Em Vilar Formoso/Aldeia da Ponte, campo de trabalho com animação em lares de idosos.
Inscrições e toda a informação em: dialogossvd.blogspot.com
2011 foi instituído o Ano Europeu do Voluntariado com o slogan: "Sê Voluntário! Faz a Diferença".
Chegou a hora de TU seres VOLUNTÁRIO e fazeres a diferença! Arrisca! Inscreve-te!
- Projecto Do Something - Faz o teu origami pelo Japão
No dia 11 de Março de 2011, um forte sismo atingiu a cidade de Sendai, no Japão, provocando um devastador tsunami que destruiu a costa a apenas 290 km de Tóquio.
Como resposta a esta catástrofe, o Do Something junta-se ao DoSomething.org e à Students Rebuild para apelar aos jovens de todo o mundo que apoiem o povo japonês através da iniciativa “Faz um Origami Pelo Japão”
Estes gestos simples, mas poderosos irão desencadear uma doação de 200.000 dólares da Fundação Bezos - https://www.dosomething.pt/pt/origami-para-o-japao/2 dólares por cada origami recebido - aos esforços de reconstrução no Japão da Architecture for Humanity. Assim que for alcançada a meta de 100 mil garças, os origami serão transformados numa instalação de arte - um presente simbólico dos jovens de todo o mundo para a juventude japonesa.
Para mais informações, visita a página da campanha.
- Programa Voluntariado Jovem para as Florestas - Jovens
Neste programa terás a oportunidade de estar em contacto directo com a natureza, ajudando à sua protecção.
O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas tem como objectivos:
- Incentivar a tua participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta
Reduzir os incêndios, através de acções de prevenção.
Tem por áreas de actividade:
- A sensibilização das populações para o risco de incêndio
- A vigilância
- A limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais
- A participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que em colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais consigamos reunir dados, também para programação de acções futuras
Em 2011, os projectos iram decorrer entre 15 de Maio a 31 de Outubro e podem inscrever-se todos os jovens entre 18 e 30 anos, junto da Loja Ponto JA do IPJ da tua área de residência.
ATENÇÃO:
As candidaturas decorrem de 1 de Maio a 30 de Setembro, inclusive. Para a inscrição é necessário preencheres um de formulário específico e entrega de uma Declaração de Honra em como não cometeste nenhum crime contra a natureza (ambos os modelos são disponibilizados pelas Lojas Ponto JA do IPJ e estão disponíveis no site https://juventude.gov.pt/Paginas/default.aspx). A inscrição é totalmente gratuita.
E ainda o IPJ garante aos jovens participantes no projecto:
- Uma bolsa diária no montante de de 10€
- Um seguro de acidentes pessoais
- Equipamento
- Um certificado de participação a emitir pela Direcção Regional do IPJ
- Comunidade Vida e Paz
A Comunidade Vida e Paz, instituição particular de solidariedade social, tem a sua área de actuação junto dos “Sem Abrigo” que pernoitam em Lisboa e nos seus arredores.
Esta instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada a 1989, apoia diariamente mais de 900 sem-abrigo lisboetas e famílias carenciadas, através do apoio de rua de três centenas de voluntários, que fazem visitas nocturnas das 21horas às 4horas da manhã, pelas zonas dos Anjos, Santa Apolónia, Baixa e Praça da Alegria. Para saberes mais informações consulta o site : https://voluntariadoesmt.wordpress.com/a-comunidade-vida-e-paz/
-
Greenpeace
A Greenpeace não tem escritórios em Portugal e neste momento não está a mobilizar ou recrutar novos voluntários para actividades no país. No entanto, esta é uma organização que enfrenta desafios globais e que precisa do nosso apoio para as suas campanhas.
Enquanto ciberactivista podes colaborar nas campanhas da Greenpeace em todo o mundo. Por exemplo podes divulgar informação sobre os desafios que o nosso planeta enfrenta e as soluções que propomos.
No site : https://www.greenpeace.org/portugal/pt/participa/Voluntariado/ estão publicadas notícias, relatórios, vídeos e recomendações que precisam de ser mais divulgados.
Também podes juntar-te à tripulação do navio virtual da Greenpeace "Energy Revolution" e assim fazer parte de uma comunidade de activistas que apoiam o plano da Greenpeace para acabar com a nossa dependência dos combustíveis fósseis; substituindo-os por energias limpas como por exemplo a solar e a eólica.
-
Banco Alimentar
Se queres ajudar e não sabes como, junta-te à organização do Banco Alimentar. Começa por ir ao site da instituição e podes voluntariar-te durante a semana de trabalho, um ou mais dias, de acordo com a tua disponibilidade. Se não tiveres tempo, podes inscrever-te em tempo de férias. Como irás ver no site: https://bancoalimentar.pt/voluntariado.
Estação Alcântara Terra, Armazém 1 Avenida de Ceuta, LISBOA
Contacto: 21 364 96 55
E-mail: balisboa@bancoalimentar.pt
-
Sopa dos Pobres
Se não optares pelo Banco Alimentar, podes sempre ajudar na Sopa dos Pobres, realizada todos os dias das 12:00 às 14:00, para almoços, e das 18:00 às 20:00, para jantares. De certeza que nem que seja na sexta-feira à noite (a partir das 18:00), que consegues arranjar tempo para ajudar. Basta apareceres! Mesmo que apenas consigas ir uma vez por mês, ao contrário do que possas pensar, NÃO É INDIFERENTE, para as 350 pessoas que, por dia, lá aparecem.
Avenida Almirante Reis 47, Lisboa
Contacto: 21 355 24 72