Filmes e Livros
Filmes e Livros

 

Nesta página apresentamos um filme e um livro dos quais gostámos bastante. Esperemos que também gostem!

 

Filme

 

  •  Austrália

 

     Austrália é uma aventura épica e romântica, passada no início da segunda guerra mundial. Conta a história de uma aristocrata inglesa, Lady Sarah Ashley, cujo marido, desesperado por arranjar dinheiro, passou o último ano na Austrália, preparando a venda do seu último bem: uma quinta de gado do tamanho de uma pequena cidade, chamada "Faraway Downs". Suspeitando dos seus planos, Sarah viaja num hidroavião para este continente longínquo, com destino à tropical e remota Darwin, para tomar as rédeas do assunto. No entanto, ela é recebida, não pelo marido, mas sim por um rude e mal-educado vaqueiro, apenas conhecido como "O Condutor".

     Sarah é transformada pelo poder e pela beleza do continente mais antigo do mundo, encontrando romance na paisagem, paixão no condutor de gado e amor maternal em Nullah, uma criança aborígene. Mas, quando a segunda guerra mundial chega também à costa da Austrália, esta família invulgar é separada. Agora Sarah, "O Condutor" e Nullah têm que lutar para se reencontrarem no meio da tragédia e caos dos bombardeamentos japoneses a Darwin.

 


  • “E tudo o Vento Levou” (em inglês “Gone with the”)

 

     Este clássico narra o amor entre Scarlett O'Hara e Rhett Butler durante a guerra civil americana. O filme apresenta-nos a história de uma mulher egoísta (Scarlett O’Hara)que não quer admitir seus sentimentos sobre o homem (Rhett Butler) que ela ama e finalmente o perde.

 

 

  • Water for Elephants” (em português “Água aos Elefantes”)

 

      Este filme baseia-se num romance histórico de Sara Gruen. O romance descreve o percurso de Jacob Jankowski e as suas emotivas experiências num circo itinerante, chamado "Circo Irmãos Benzini". 



 

  • Gritos 4

‘’Em Gritos 4, Sidney Prescott, agora autora de um livro de auto-ajuda, regressa à cidade de Woodsboro, para uma última paragem na torneé de promoção ao seu livro. Em Woodsboro, ela reencontra o Xerife Dewey e Gale, agora casados, bem como a sua prima Jill e a sua tia Kate. Infelizmente o regresso de Sidney trás também de volta o assassino da máscara branca, colocando toda a população de Woodsboro em perigo.’’

  

               

Livros

 

  • Memórias Esquecidas

 

     Em Memórias Esquecidas, Jodi Picoult conta-nos a história de Délia, uma mulher feliz, com cerca de trinta anos, que vive com o pai e com uma filha pequena.  Em vésperas de se casar, ao preparar a boda, Délia encontra algumas fotografias da sua infância. Essas fotografias, pouco a pouco, vão desencadear uma série de memórias que lhe revelam a existência de uma infância completamente diferente daquela que julga ter vivido. À medida que outras recordações vão surgindo, Délia vê a sua vida e a das pessoas que mais ama viradas do avesso...

        ... e se, de repente, descobrisses que a tua mãe não morreu, que não tens o nome que te foi dado à nascença, que te afastaram, te raptaram dos teus?...

 



  

 

  • A instrução dos amantes

    O romance A Instrução dos Amantes de Inês Pedrosa é passado após 25 de Abril. É indicado a todos os adolescentes, por tratar as primeiras desilusões de amor, a necessidade de afirmação, os problemas que qualquer jovem enfrenta na escoa e as amizades efémeras que julgamos ser para a vida. Trata ainda uma sociedade machista que dá liberdade aos homens e enclausura as mulheres. A história gira em torno de Cláudia, personagem principal, e do seu grupo de amigos. Cláudia namora com Ricardo, o líder do grupo. Cláudia é alegre, despachada e adora a música da moda (pop) e festas. Entretanto, num súbito dia, apaixona-se por Dinis, irmão da melhor amiga. Dinis é o oposto: profundamente melancólico e desiludido com o sexo feminino, não pertence ao grupo de amigos dela, é mais velho e adora música clássica e filmes antigos. Dinis abomina completamente o estilo de vida de Cláudia.

Ao longo do livro, vemos como Cláudia acaba por largar todas as coisas e pessoas que adora e que lhe são familiares para se dedicar unicamente a esta paixão. Mas Dinis, apesar de também estar apaixonado por Cláudia, não consegue apagar antigas recordações e vai magoando Cláudia dia após dia. Nunca chegam a ser namorados, apenas amantes! Como poderá o amor destes dois sobreviver? Como poderá uma relação entre eles dar certo? O livro conta ainda várias histórias paralelas de outras personagens: Mariana, a menina gorda que se suicida (será que se suicidou mesmo?); Teresa, a incompreendida, que se desvaloriza continuamente e que sonha com um príncipe irreal; Isabel, que é linda, mas vive uma relação de constante humilhação com o namorado e não tem amigas; Ana Carolina, a explicadora, que se acha muito culta mas que vive com a desilusão de um romance internacional falhado; entre outras. Sem dúvida, um livro a não perder.


 

  • Manhattan Transfer

     John Dos Passos é sem dúvida um nome incontornável da literatura norte-americana do século XX. Responsável pela introdução de técnicas literárias inovadoras e originais, inspirando toda uma nova geração de escritores. Manhattan Transfer, publicado pela primeira vez em 1925, é considerado, por muitos, a obra mais importante do autor. Através deste livro John Dos Passos esboça um retrato fiel da América, captando o verdadeiro espírito da cidade de Nova Iorque pelo olhar, bastante próximo do registo cinematográfico, daqueles que a habitam. 

   

 

  • Por Quem os Sinos Dobram (em inglês For Whom the Bell Tolls)

   O livro narra a história de Robert Jordan, um jovem norte-americano das Brigadas Internacionais. Um professor de Espanhol que se tornou conhecedor do uso de explosivos, Jordan recebe a missão de explodir uma ponte por ocasião de um ataque simultâneo à cidade de Segóvia (em Espanha).

 

    Hemingway usa como referência sua experiência pessoal como participante voluntário na Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos e faz uma análise com críticas à actuação extremamente violenta das tropas de ambos os lados: a direita, auxiliada pelo governo fascista italiano e nazista alemão e a esquerda, pelas brigadas internacionais e União Soviética.