Viagens
Viagens

 

Dinamarca

 

     A Dinamarca é famosa pela sua associação aos Viquingues e ao escritor Hans Christian Andersen. Mas tem muito mais para oferecer, nomeadamente quilómetros de praias, um belo interior rural e edifícios históricos. Copenhaga possui uma vida cultural rica e museus de renome internacional.

 

 Principais atracções turísticas em Copenhaga:

  

1. Estátua da Pequena Sereia


      A miúda figura da Pequena Sereia sentada sobre uma rocha vislumbrando, melancólica, os navios que passam, é o monumento mais conhecido da Dinamarca. Encomendada por Carl Jacobsen, a estátua foi inspirada pela versão em ballet de A Pequena Sereia, por sua vez baseada num conto de Hans Christian Andersen sobre uma sereia que se apaixona por um príncipe.

 

 

 

2. Palácio de Amalienborg Slot


 

     O Palácio de Amalienborg é a residência de inverno da família real dinamarquesa. Parte dos aposentos reais está hoje aberta ao público: quartos privados de antigos monarcas, quadros e lembranças pessoais, desde cachimbos e chinelos de quarto a inestimáveis preciosidades Fabergé.

 

                                   

 

3. Kongens have

 

     O Jardim real foi criado em 1606 e é o mais antigo jardim de Copenhaga. No século XVII, os jardins forneciam à corte fruta e legumes frescos, e rosas para adornar os aposentos reais. Hoje em dia, as sombras dos jardins, atravessados por caminhos com inúmeros banquinhos, são dos locais preferidos dos dinamarqueses para passear e relaxar. Neste, os visitantes podem ainda encontrar um dos mais famosos monumentos da capital: uma estátua de Hans Andersen encantando um grupo de crianças com os seus contos, descoberta em 1877.

 

                           

 

4. Geologisk Museum

 

     Este museu de geologia abriu em 1893 e ocupa um edifício do renascimento italiano. Possui várias galerias com as peças de meteoritos, expositores de vidro repletos de minerais e fosseis, exposições dedicadas aos vulcões, à história da humanidade e entre outras.

 

 

 

5. Nikolaj


 

     Esta antiga igreja tem sido utilizada como centro cultural desde o início do século XX e foi o local de vários “ eventos” na década de 60. Actualmente, funciona como galeria e salão de concertos.

  

 

6. Det Kongelige Teater


 

     Este edifício do século XIX acolhe um famoso teatro, onde podemos assistir a teatros e bailados. As estátuas em frente do teatro honram dois distintos dinamarqueses que contribuíram para o desenvolvimento do teatro e das artes. Um é o dramaturgo Ludvig Holberg, considerado o pai do teatro dinamarquês, e o outro é o poeta Adam Oehlenschlager.

 

 

 

7. Museu Guinness De Recordes Mundiais


      Os visitantes do Museu Guinness De Recordes Mundiais são recebidos à entrada por uma réplica do homem mais alto do mundo. No interior, há uma colecção dos maiores, mais pequenos, mais pesados, mais altos e mais baixos, bem como salas nas quais os visitantes podem tentar bater um recorde mundial ou experimentar a sensação de conduzir um carro a 500 Km/hora. É exibido um filme que mostra como as pessoas treinaram para as suas tentativas de quebrar recordes.

 

 

8. Tivoli


      Quando o Tivoli abriu, em 1843, tinha apenas duas atracções: um carrossel com cavalos e uma montanha russa. Hoje em dia, o cenário é grandioso, dividindo-se entre parque de atracções, centro cultural e país das maravilhas.