-
EXAMES
O medo ou alguma ansiedade são normais e, até certo ponto preparam-te para a acção, na medida em que é necessária alguma pressão para enfrentares o desafio que é uma avaliação. Tudo o que te exija velocidade de raciocínio, esforço, concentração, resistência, destreza implica que estejas alerta, activo, atento. Já te imaginaste estar no último nível de um jogo de computador calmo?
O problema começa quando estás excessivamente preocupado e a ansiedade se torna paralisante. Por exemplo: se não te preparaste suficientemente para o exame, se já reprovaste nesse exame, se te sentes inseguro ou se te preocupas demasiado com o teu medo.
Por isso, lembra-te:
1. Respira fundo, porque isso acalma
2. Lê o enunciado cuidadosamente, nunca “na diagonal”
3. Permanece calmo e concentrado, sem te preocupares com o que os outros estão a fazer
4. Decide quais as questões que demorarão mais tempo a realizar e quanto tempo tens para fazer cada uma
5. Não omitas respostas, a não ser que não a saibas de todo. Se tens pouco tempo disponível sumariza os tópicos principais da resposta que pretendias dar
6. Certifica-te que respondes ao que te é solicitado e não escrevas tudo o que sabes acerca desse tópico na esperança de que algo irá contar
7. Usa 5 minutos do teu tempo inicial de cada questão para planeares o que irás escrever
8. Sê claro, conciso e objectivo, e escreve com uma letra legível.
9. Reserva tempo para rever, para que possas corrigir eventuais erros.
-
Vamos comprar português
A ideia é simples e é básica: comprar made in Portugal é dar uma ajuda essencial para o País sair da crise. Comprando o que é nacional, ajudamos a reduzir o défice das contas com o exterior, aumentamos a riqueza produzida pelas nossas empresas e, além disso, ainda damos um empurrão à criação de empregos.
-
Como poupar dinheiro
- Ponha dinheiro todos os dias num mealheiro
- Registe todas as despesas
- Tome todas as refeições em casa
- Quando for ao supermercado compre apenas o que for necessário
- Reduza as despesas mensais fixas
- Estipule uma quantia para guardar todos os meses
- Diminua a utilização dos cartões de crédito
- Estabeleça limites diários para gastos
-
Presentes para o dia da mãe
Como sabem, o dia da mãe está a chegar é já no próximo domingo, 1 de Maio. Por isso, despachem-se e tentem encontrar algo que esteja de acordo com o gosto da vossa mãe. Mas, tal como acontece a todas as pessoas nesta data, nunca fazemos ideia do que dar às nossas queridas mães! Deste modo, para vos ajudar, apresentamos aqui uma lista das coisas, que nós achamos ideais.
- Perfumes
- Acessórios
- Carteira
- Flores
- Pequeno-almoço bem preparado
- Almoço ou jantar num bom restaurante
- Roupa
- Telemóvel
- Computador
- Viagem de fim-de-semana
- Tela ou Quadro
- Livros
-
Café + Bebidas enegéticas
Quando precisas de estar acordado até tarde, uma chávena de café ou uma bebida energética podem ajudar-te a despertar. Mas se beberes as duas num intervalo de duas ou três horas, podes ficar muito agitado e sentir tremores, batimento cardíaco acelerado, dores de estômago, enjoos e vómitos. Não só a maioria das bebidas energéticas tem tanta ou mais cafeína do que o próprio café, como também inclui açúcar e extractos de plantas, como o guaraná, que alteram o nosso sistema.
Se acidentalmente tomares os dois e sentires efeitos secundários, bebe muita água e come algo saudável (como proteínas ou cereais integrais). Espera uma ou duas horas e vais sentir-te melhor!
- Visita o Jardim Zoológico de Lisboa
“150 animais nascidos em 2010 no Jardim Zoológico de Lisboa, que tem um dos índices de natalidade mais elevados da Europa. O mais recente exemplo é o rinoceronte-branco, com a primeira cria da subespécie a nascer por cá – além do mais, um grande marco para a população eurupeia destes bichos.’’
Revista Visão nº937
-
Como não enjoar
Os marinheiros sempre estiveram certos: olhar o horizonte, quando se está no mar, é a maneira de não se ficar maldisposto. (Investigação feita na Universidade americana de Minnesota).
-
Ajuda o Ambiente - Recicla
Em 2010, foram recicladas 667 mil toneladas de embalagens – valor recorde, no nosso país -sendo que o papel/cartão se revelou o material mais reaproveitado (318 457 toneladas). Seguiu-se o vidro, com 191 681 toneladas, mas ainda longe dos objectivos, e o plástico com 65 mil. As retomas de madeira e aço registaram, também, um crescimento assinalável – mais 40% e 26%, respectivamente.